cisab@cisabrc.com.br(31) 3789-6125 | 3786-6125

DESABAMENTO DE TETO DE MINA AFETA PARCIALMENTE A CAPTAÇÃO DE ÁGUA EM SACRAMENTO

MinaLocaSacramento2

A Mina da Loca é a mais antiga captação de água do município de Sacramento. Imagem do local após o acidente. Foto: reprodução

Um acidente natural, ocorrido no início desta semana, está afetando parcialmente a captação de água em Sacramento, no Alto Paranaíba. O teto da entrada da câmara principal da Mina da Loca, na comunidade de Jaguarinha, desabou e causou o deslocamento de rocha composta por grandes pedras, material fragmentado e da vegetação da cúpula. Segundo comunicado, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE – de Sacramento não descarta a possibilidade de um pequeno tremor como fator para o acidente. Outros tremores já foram registrados no lugar em 2000 e 2016.

No local, em 1967, foi construído um pequeno reservatório enterrado com a finalidade de armazenamento e decantação de areia que é arrastada junto com o fluxo de água. Também foi construída uma elevatória para ser acionada em situações emergenciais.

Após vistorias da diretoria do SAAE e da Policia Militar de Meio Ambiente foi constatada a possibilidade de um novo desabamento, com comprometimento do abastecimento. Diante disso, foi definido que os trabalhos de remoção do material não serão executados, enquanto perdura o tempo chuvoso. O serviço para quebrar as grandes rochas deverá ser realizado manualmente, sem o uso de marteletes pneumáticos, para evitar vibrações no local e afastar o risco de novos desabamentos. Técnicos do Instituto Estadual de Florestas – IEF – deverão ser consultados

De acordo com o diretor adjunto da autarquia, engenheiro Osny Zago, outra recomendação é buscar orientação e autorização de Técnicos do Instituto Estadual de Florestas – IEF – para proceder nas intervenções na vegetação que está comprometida e na remoção das rochas e terra.

Com informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sacramento.

Compartilhe

Rua Rio de Janeiro, 600, Centro, Sala 1501 - Belo Horizonte/MG - CEP: 30.160-911

(31) 3789-6125 | 3786-6125

cisab@cisabrc.com.br

Segunda a Sexta, 08:00 às 12:00 - 13:00 às 17:00